Perguntas e Respostas mais Frequentes. 


















1. O que é Aquecedor Solar?

É um equipamento utilizado para o Aquecimento da água pelo calor do sol e seu armazenamento para uso posterior. É composto por coletores solares (placas), onde ocorre o Aquecimento da água através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenada a Água Quente para ser utilizada posteriormente, tendo em vista que a maior utilização é no período noturno, quando não temos mais sol.

2. Quais as vantagens do Aquecimento Solar?

O Aquecimento Solar utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável, o Sol. A utilização do Aquecimento Solar é ecologicamente correta, pois não polui. Suas grandes vantagens são que proporcionam elevada economia de energia na conta de luz, não apresentam riscos aos usuários, além de possibilitar a utilização da Água Quente de forma mais prazerosa.

3. Posso utilizar o sistema para gerar energia elétrica?

É possível utilizar a Energia Solar para gerar energia elétrica, mas é uma tecnologia diferente. O sistema de Aquecimento de água da SOLETROL serve para o Aquecimento direto de água e não é capaz de gerar energia elétrica. A única coincidência é que ambas utilizam o Sol como fonte de energia, sendo as tecnologias totalmente diferentes. A Soletrol é especializada no desenvolvimento e fabricação de Aquecedores Solares de água.

4. Qual temperatura a água pode atingir com um sistema de Aquecimento Solar?

A temperatura obtida na água com o uso de um Aquecedor Solar dependerá de fatores diversos como: região, tecnologia empregada, tipo de aplicação, época do ano, condições climatológicas e características outras relacionadas às condições de instalação. Como exemplo, uma instalação residencial no estado de São Paulo em um dia pleno de Sol atingirá a temperatura de cerca de 50°C no inverno e 70°C no verão. Em todos os casos, a temperatura produzida normalmente estará acima da temperatura necessária para uso, sendo portanto necessária sua mistura com a água fria

5. Moro em um edifício. É possível instalar um Aquecedor Solar de água somente para meu apartamento?

A possibilidade existe exclusivamente se seu apartamento for de cobertura. O ideal é planejar-se a implantação do Aquecimento Solar de água no edifício quando de sua construção, quando será possível atender-se a todos os apartamentos.

6. Em dias em que o sol não é suficiente, quanto tempo é necessário para o auxiliar elétrico aquecer a água?

Dependerá da temperatura que a água possa estar e da capacidade de armazenamento de água do reservatório térmico, podendo variar de cerca de 1 a 3 horas, normalmente.

7. A água permanece aquecida durante a noite ou quando não houver insolação?

O reservatório térmico tem a capacidade de conservar a água aquecida, mas com o passar das horas, verificar-se-á uma certa redução na temperatura, haja vista ser impossível conter as perdas de  temperatura em 100%. Independente disto, na maioria das vezes, as perdas não chegam a prejudicar o funcionamento do sistema pois ele aquece a água a temperaturas bem mais elevadas, justamente para compensar as possíveis perdas. Quando necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.

8. Qual o consumo de energia elétrica do sistema auxiliar?

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que tem potência que varia de  1,5 kW a 3,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 3,5 kWh a cada hora em que estiver acionado.

9. Posso utilizar um sistema de Aquecimento alternativo a gás?

Sim, ao invés de usar o sistema elétrico auxiliar que faz parte do Aquecedor Solar, pode se utilizar um aquecedor a gás de passagem para realizar a complementação do Aquecimento da água nos dias em que o Sol não aqueça plenamente.

10. Posso utilizar o chuveiro elétrico como alternativa de Aquecimento nos dias de pouca insolação?

Sim, porém vale lembrar que é importante utilizá-lo na posição "verão" para evitar comprometer o consumo de energia do país nos horários de pico de consumo. Neste caso, o mais indicado seria a utilização de chuveiros inteligentes com controles digitais de temperatura, os quais utilizam apenas a quantidade de energia necessária para complementar o Aquecimento da água, evitando assim desperdícios.

11. O que pode ocorrer em dias de geada e de temperaturas muito baixas?

Devido à baixa temperatura, pode ocorrer congelamento da água que está no interior do coletor. Isso ocasionará uma expansão da água e danificará os tubos dos coletores. É o mesmo que acontece quando se esquece uma garrafa dentro do freezer. Para evitar que isso aconteça, a SOLETROL desenvolveu uma válvula que minimiza a possibilidade de congelamento: é a válvula anticongelamento. É uma válvula elétrica que, com a queda de temperatura, ela se abre, eliminando a água gelada contida no interior dos coletores, visando evitar o congelamento.

12. A garantia cobre os danos causados pela geada?

A geada é um fenômeno da natureza, portanto não é passível de cobertura por garantia. A válvula anticongelamento reduz significativamente essa possibilidade.